DICIONÁRIO slow fashion consumenos

Dicionário de Termos do Consumenos

Slow Fashion, UpCycling, Fast Fashion, lowsumerism… São muitos os termos relacionados ao consumo consciente. Como essas tendências acabam vindo de fora do Brasil, infelizmente, a maioria dos termos estão em inglês, o que dificulta e muito a difusão desse tipo de informação por aqui. Pensando nisso, elaborei este pequeno dicionário que estará em constante atualização e é colaborativo. Se você sentiu falta de alguma definição específica ou quer corrigir algo, é só comentar nesta página ou entrar em contato através das redes sociais ou do contato@consumenos.com.br

_

Armário-Cápsula: Também conhecido por AC, é um método de guarda-roupa minimalista que consiste em ter um número mínimo de peças guardadas (geralmente 37) e utilizar todas as peças que você tem guardadas. Saiba mais sobre armário-capsula aqui.

Cruelty Free: Significa livre de crueldade. É um selo adotado por empresas que comprovadamente não realizam testes de seus produtos em animais.

Fast Fashion: Em tradução literal: “Moda rápida”. Fast Fashion é o nome dado para um padrão de produção onde a cadeia produtiva e de consumo ocorre de maneira bem mais rápida do que a cadeia normal. Na moda, as fast fashions, como são chamadas, são as lojas de departamento (Zara, C&A, Renner, etc) que apresentam coleções novas todas as semanas/dias e possuem um rápido ciclo de comercialização de tendências. Esse modelo é criticado pois é um dos principais fomentadores do trabalho escravo, não costuma utilizar matérias-primas duráveis e visa em quantidade ao invés de qualidade.

KonMarie: É o nome da técnica de organização desenvolvida pela especialista japonesa em organização Marie Kondo. A técnica ficou mundialmente conhecida através do livro best-seller A Mágica da Arrumação que foi resenhado aqui no blog.

Lowsumerism: Um trocadilho feito a partir das palavras em inglês low e consumerism e em tradução livre pode ser interpretado como “baixo consumo”. É o nome dado ao movimento que busca desacelerar o consumismo, promover a economia colaborativa e consumo consciente.

Minimalismo: Minimalismo é um termo um pouco mais abrangente e pode ter vários significados. Um dos mais conhecidos se refere à estética visual minimalista, ou design minimalista, onde menos é mais e há a procura por menos elementos e uma cartela de cores restrita. Aqui no blog falamos do minimalismo como estilo de vida, onde há o consumo consciente, consumo apenas daquilo que é necessário, desapego material, uso racional do dinheiro e combate aos excessos da sociedade capitalista. Muitas pessoas confundem o design minimalista com o estilo de vida e acham que apenas é possível praticar consumo consciente se viver em uma cartela de preto e branco em todos os âmbitos da vida, mas a verdade é que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Prêt-à-porter: Em tradução livre significa “pronto para vestir”. Esse termo se refere às roupas produzidas em grande escala que se contrapõem à alta-costura e são confeccionadas em tamanhos padrões para servirem no maior número possível de pessoas.

Slow Fashion: Movimento que se contrapõe ao fast-fashion em todos os sentidos, buscando o resgate de roupas com histórias, valorização da cadeia produtiva, não-desperdício de recursos e matérias primas e com acabamento de qualidade. Para mais detalhes sobre slow fashion, confira o post exclusivo sobre ele.

UpCycling: Nome dado ao processo de reutilização de resíduos e produtos que seriam jogados fora, transformando-os em novos objetos com utilidade, preservando matérias-primas da natureza e evitando mais acúmulo nos lixões.

Veganismo: Estilo de vida que visa combater e eliminar todo o sofrimento animal, não financiando rodeios e eventos que promovam o maltrato de animais, não ingerindo nenhum tipo de derivado animal (carne, leite, ovo, etc) e não utilizando produtos que contenham ingredientes de origem animal ou sejam provenientes de marcas que realizam testes em animais.

Zero-Waste: Movimento global que preza pela redução da produção de lixo. No Brasil é conhecido por Lixo Zero, ou Zero Lixo. Para mais informações confira o post sobre o assunto.