Limpeza e organização da nossa vida digital

limpeza da vida digital

A gente fala tanto de organização e limpeza das nossas casas, quartos e ambientes de trabalho e acaba falando pouco sobre a nossa vida no mundo online. Atualmente passamos cada vez mais tempo conectados e é importante que os nossos dispositivos estejam organizados e funcionais também. Pensando nisso, separei algumas dicas que funcionam muito pra mim e podem ajudar vocês também.

Limpeza da área de trabalho

Começando com uma dica mais básica e que provavelmente vocês já sabem, mas que faz total diferença! Eu confesso que tenho o péssimo hábito de jogar as coisas que preciso na área de trabalho e elas começam a passar uns dias ali, jogadas. Quando eu limpo todas as pastas e arquivos e tudo vai pro seu devido lugar sinto até que a minha produtividade aumenta. Aliás, falando em área de trabalho, eu acho que até o papel de parede me influencia. Sempre coloco algum mais clean com algo inspirador, pra já me sentir motivada. Detalhes que fazem a diferença

Limpeza dos emails não lidos

Nada mais anti-produtividade do que uma caixa de entrada abarrotada de coisas inúteis. Infelizmente o meu email pessoal principal é lotado de spam. Inclusive, dica: tenha sempre um email para se inscrever em promoções, listas, lojas e outro para os seus negócios pessoais. Eu não segui essa dica há tempo e agora o meu email está em inúmeras listas que eu não gostaria que estivesse. Pra minimizar esse problema, tento pelo menos uma vez por semana fazer uma limpeza e não só excluir esses emails, mas cancelar a minha inscrição lista por lista. Dá trabalho, mas criar um outro email agora não é uma possibilidade.

Coisas para ler depois

Para quem não sabe, o Facebook tem uma função que permite salvar publicações para ler depois. Sempre que eu vejo algo que pareça ser interessante mas não tenho tempo para ler, salvo para abrir mais tarde. No entanto, a verdade é que eu nunca mais volto lá pra ler e acabo perdendo o que realmente queria salvar. Por muito tempo também utilizei um app que tem uma proposta bem legal chamado Pocket que tem essa mesma proposta, de salvar para ver depois. Acontece que não adianta nada salvar e nunca mais ir ler. Fui mais radical e desinstalei o Pocket e aos poucos vou excluindo coisas inúteis da minha lista de salvos do Facebook. Isso ajuda até a diminuir a ansiedade, porque parece que ver aquele monte de coisa para ler faz é afastar a vontade efetiva de ler tudo.

Aplicativos úteis mas nem tanto

Seguindo a linha de cima, é sempre bom fazer uma limpeza em todos os aplicativos que você possui instalados no Smartphone. As vezes você baixa algo que aparenta ser legal e nunca mais abre o app novamente, é hora de desinstalar. Ou então o aplicativo está ocupando muito cache e o seu aparelho fica mais lento. Quem usa Android pode facilmente através das configurações excluir cache e dados e liberar espaço.

Fotos e vídeos do Whatsapp

Juro que já vi celular com mais de 2.000 fotos na galeria do Whatsapp. Isso além de deixar o celular mais lento, é uma prova do acúmulo virtual, pois muitas imagens são mensagens inúteis. A minha dica é não deixar o download de media automático e sempre que receber algo que não precisa guardar, visualize e apague logo em seguida. Assim, sua galeria não vai ficar lotada de coisas inúteis.

Gostaram das dicas? São simples mas realmente funcionam. Eu não sei vocês, mas eu passo a maior parte do meu dia extremamente conectada. Vou dormir e acordo já online. Se isso é bom? Não. Se sinto falta de um tempo mais desconectada? Demais. Mas essa é a minha rotina e por enquanto ela será assim, até porque trabalho com/na internet e dependo disso para viver. Através dessas dicas e de outros hábitos vou conciliando tudo e não deixo a minha vida virtual ficar desgastante e sugar toda a minha energia.

Gostou do post? Aproveita e acessa o canal do blog no Youtube que lá tá cheio de vídeo legal. É só clicar aqui.

Facebook Comments

Deixe uma resposta