03 projetos via crowdfunding para você apoiar ainda em 2016

crowdfunding

Não tem nada mais incrível do que o poder da comunidade quando ela se junta em prol de um benefício comum. É por isso que adoro essas iniciativas de financiamento coletivo (crowdfunding), pois é a oportunidade que temos de ajudar na construção de um mundo melhor, de algo da comunidade para a comunidade.

Pensando nessa corrente de bom, selecionei 03 projetos incríveis que estão precisando do seu apoio.

Retraço novo

Conheci esse projeto via email marketing e achei super interessante. É promovido pelo Ateliê Bianca Baggio que desde 2009 está envolvido no desenvolvimento e pesquisa de produtos de moda produzidos a partir de resíduos têxteis. O projeto Retraço Novo está no ar desde 2012 e agora em sua fase de expansão, está arrecadando recursos via financiamento coletivo para a capacitação de costureiras de baixa renda.

Com o objetivo de repensar a moda, a iniciativa Retraço Novo vem desde 2012 capacitando costureiras a criar peças de moda com o uso de resíduo têxtil, transformando vidas e ajudando pessoas de baixa renda a se desenvolver financeiramente e trazendo o trabalho justo para a moda, além de ajudar o meio ambiente ao reduzir o descarte de resíduo têxtil nos aterros e lixões. Agora estamos prontos para dar um passo além, aumentando a transformação e atingindo mais pessoas.

crowdfunding

Você pode saber mais sobre o projeto na página do Retraço Novo no Benfeitoria.

É importante lembrar que a iniciativa está no ar no modelo de crowdfunding “é tudo ou nada”, onde o valor é devolvido caso a meta final não seja arrecadada.

1º Mercado Orgânico e Ecológico de Minas Gerais

Esse projeto conheci navegando pelo Catarse e achei bem interessante. Eles desejam construir a sede do mercado e realizar a gestão ecológica do espaço, que inclui: captação de água da chuva, manejo das águas utilizadas, biodigestor para compostagem total dos resíduos e geração de gás de cozinha, horta, viveiro de mudas e minhocário para recebimento de resíduos orgânicos dos clientes. Será um espaço além de compra de produtos 100% orgânicos, de convivência.

Link do Catarse aqui.

Projeto Equinócios

Também conheci através da navegação no Catarse e achei muito interessante, porque são poucas as iniciativas que eu vejo de auxiliar moradores de rua. Olha o que o projeto diz: “O Equinócios trata-se de um projeto de longa duração que integra oficinas de agroecologia, mutirões na horta, cursos técnicos de produção orgânica de alimentos e atividades lúdicas direcionadas às pessoas em situação de rua.” O financiamento é pra compra de ferramentas, renovação do viveiro e implementação de uma central de compostagem.

Link para o Catarse aqui.

Esse foi um pequeno resumo do que encontrei de mais interessante via crowdfunding essa semana, mas navegando pelos sites você encontra muitos outros projetos, além das informações completas de cada um deles. Vamos fechar 2017 com solidariedade? 🙂

Atuei na seleção e compartilhamento das ideias, toda a execução e responsabilidade de cada projeto vem dos seus respectivos autores. O blog Consumenos não está envolvido na organização de nenhuma das iniciativas.

Facebook Comments

1 Comment

  1. geisa says: Responder

    Eu também estou precisando muito de ajuda para fazer uma cirurgia urgente (não é possível pelo SUS). Sinto muitas dores e quaisquer centavos são super bem vindos. https://www.vakinha.com.br/vaquinha/preciso-fazer-uma-cirurgia-urgente

Deixe uma resposta