Por um ano mais minimalista e consciente: 2017 está chegando

2017

Se tem uma época que eu adoro essa época é o fim de ano. Acho super gostoso e enriquecedor fazer um retrospectiva do ano que passou e traçar metas para o próximo. Ao mesmo tempo eu me assusto, porque como assim esse ano passou tão rápido? Pisquei o olho e dezembro chegou! Olhando pra trás de forma superficial parece que não fiz muita coisa, mas ao mesmo tempo vejo o quanto esse ano foi proveitoso e tanta coisa aconteceu.

Agora é a hora de rever erros e acertos de 2016 e fazer com 2017 seja melhor ainda. Sendo assim, separei os pontos que considero principais em categorias e refleti sobre cada um deles. A ideia não é engessar o meu ano, vou continuar aberta à oportunidades e voltas que essa vida dá, porém, acho que é importantíssimo ter um direcionamento. As vezes nos sentimos perdidos e sem rumo (acho que isso ocorre muito nessa fase de 20 e poucos anos e tentar encontrar um sentido pra vida) e ter escrito o que você realmente quer pra sua vida ajuda muito.

“Um dia Alice chegou a uma bifurcação na estrada e viu um gato malhado em uma árvore. “Qual estrada devo tomar?” Ela perguntou. “Onde você quer ir?” Foi sua resposta. “Eu não sei,” Alice respondeu. “Então,” disse o gato, “não importa.”

A seguir temos os tópicos que achei mais importante compartilhar aqui. Tentei pensar em como estou nesse quesito, o que posso fazer pra demorar e colocar uma meta possível. Porque de nada adianta falar que daqui a dois meses serei a gata do crossfit se eu não estiver fazendo nada que leve a isso. Agora é hora de por o pé no chão e estabelecer metas reais, até mesmo para evitar frustrações e culpas.

COMPRAS E DESAPEGOS

Em julho de 2016 eu estabeleci aqui no blog  que ficaria sem fazer compras até o fim do ano. Eu consegui cumprir bem essa tarefa, mas mais pro fim do ano dei uma desandada. Algumas coisas eram realmente necessárias já que eu não tinha mais nenhuma sapatilha que não estivesse furada ou bem estragada. Também aproveitei meu 13º pra realizar um sonho de consumo e comprar algumas coisas que precisava substituir, como por um exemplo, uma calça preta (as duas que eu tinha estavam muito velhas e desbotadas, então vou me desfazer de duas que não prestam mais e substituir por apenas uma boa). Essas compras de fim de ano não estavam previstas mas me fizeram refletir bastante. Consegui comprar coisas melhores e que realmente vou usar, mas isso não vai acontecer em 2017.

Vou me mudar no fim de dezembro ou começo de janeiro (tudo depende do andamento da obra) e nesse momento vou ter a oportunidade de olhar absolutamente tudo que tenho e prometi pra mim mesma que levarei só o que realmente for necessário. Assim vou ter certeza de que tenho tudo que preciso e conseguirei passar o ano de 2017 tranquilamente sem comprar mais nada, além de ter retirado muita coisa para venda/doação.

FINANÇAS

O fato de não fazer compras que não sejam de urgência ou necessidade (alimentação, por exemplo) vai me ajudar com a meta 2: equilíbrio financeiro e uma poupança. Desde que comecei o blog já consegui diminuir e muito a fatura do meu cartão de crédito, mas confesso que ainda não sou boa em juntar dinheiro. Em 2017 vou fazer um planejamento mensal onde terei um valor mínimo a ser guardado, além disso, vou continuar com a planilha de custos que já fazia em 2016 – mas que não usei como queria –  e vou observar melhor para onde meu dinheiro está indo. A ideia é conseguir viajar bem mais, ter uma grana extra para emergências e não gastar com coisas desnecessárias.

ESTUDOS

Colei grau em 2016 mas é como se eu tivesse terminado a faculdade antes, já que não havia mais matérias, só o TCC. Meio que perdi um pouco o ritmo de estudos e em 2017 não quero que isso continue acontecendo. A missão é procurar uma pós/mestrado e não deixar a cuca atrofiar :p Claro que isso depende de uma série de fatores e se não der certo, quero pelo menos estar com as leituras em dia e ter ainda pique para estudar.

PROJETOS PESSOAIS – BLOG/BRECHÓ

Em 2016 o blog cresceu muito, mas em 2017 quero ele ainda maior. Há dois meses criei o canal no youtube – se você não conhece clica aqui –  e quero produzir conteúdo toda semana. Além disso, o blog tem que ter pelo menos três boas atualizações mensais. Como eu procuro assuntos mais densos para cada postagem, fica difícil ter mais de um post por semana, mas vou me esforçar para estar aqui pelo menos três vezes/mês.

MINIMALISMO

O minimalismo foi entrando na minha vida de um modo que eu nem percebi, mas sei que chegou pra ficar. 2017 vai ser um ano divisor de águas entre a Keloane acumuladora VS Keloane minimalista. Além do descarte que comentei no primeiro tópico, vou ficar atenta para uma consciência minimalista em todas as áreas da minha vida. Não vou deixar acumular emails não lidos, nada de pilhas de livros parada. Aliás, acho que posso definir como o ano do movimento: não quero que nada fique parado sem utilidade.

SAUDE 

Eu confesso que esse ano fui um pouco displicente com a minha saude. Adiei todas as consultas que podia e acabei deixando pra lá muita coisa. Dezembro chegou e com ele o peso do mal cuidado. Aliás, aqui falamos não só de saude física mas de mental. Já estou com a nutricionista pré-agendada para janeiro e vou correr atrás agora mesmo do check up com as outras especialidades. Também quero voltar pra terapia e pra yoga.

VEGANISMO/ALIMENTAÇÃO

Além de melhorar a minha alimentação, também quero fechar 2017 sendo vegana. Hoje em dia sou ovolactovegetariana mas ainda tenho muitas dúvidas sobre o veganismo, especialmente sobre testes em animais e em como conseguir comer fora de casa. Estou estudando e aprendendo e tenho praticamente um ano para passar por essa transição. Algumas pessoas consideram o tempo longo, mas eu acredito que para esses casos uma mudança gradual é muito mais efetiva.

FITNESS

Academia, oiê! Chega de fugir de academia. Em 2016 fiz yoga e zumba, mas nos últimos meses mais faltei do que compareci. Aliada à minha nova dieta, quero também uma atenção especial ao físico. Afinal, aqui procuramos o equilíbrio e não dá pra fular de mudança de vida cultivando o sedentarismo.

É isso, esses foram os meus principais pontos analisados para 2017. Espero que esse próximo ano seja incrível e vou lutar por isso.

E vocês, já estão prontos para a virada de ano? Já refletiram sobre o período que passou e o que vai chegar? A hora é agora!

Manterei todos atualizados sobre o andamento dessas metas e compartilharei dicas. Enquanto isso, é hora de encerrar 2016 da melhor forma, com serenidade e gratidão.

 

Facebook Comments

2 Comment

  1. Mundominimalistablog.wordpress.com says: Responder

    Também fiz minha listinha de 2016,parecida com a sua!

    1. consumenos says: Responder

      Que legal! Assim podemos acompanhar juntos se estamos cumprindo os itens 🙂

Deixe uma resposta